O Clero da Arquidiocese de Évora esteve reunido esta segunda-feira, dia 13, para preparar o ano pastoral de 2021/22 que tem como pilar o “Cuidar e Inserir” os sedentos da Esperança.
Este encontro teve lugar no Seminário Maior de Évora e contou com a presença do Bispo auxiliar do Porto, D. Armando Esteves Domingos, que apresentou o tema “Viver a Esperança já é evangelizar”.
Todas as normas sanitárias impostas pela DGS foram cumpridas.
O Bispo auxiliar do Porto referiu que “a esperança de uma Igreja renovada passa pelas pessoas e comunidades” e lançou ao presentes o desafio de viverem “guiados pela esperança que salva”, procurando ter “um olhar de esperança no meio das fragilidades”, sendo “capazes de relações que geram comunhão” e fazendo uma “opção pelos últimos”.
Nesta reunião, o cónego Mário Tavares de Oliveira apresentou o Plano Pastoral 2021-2022, que tem como tema “Cuidar e inserir os sedentos da Esperança”, inserido no quadriénio que a Arquidiocese vive de 2019 a 2023 dedicado ao lema “Discípulos Missionários da Esperança”.
“A missão é sempre a mesma, mas os contextos são sempre novos. Daqui decorre o imperativo de nos questionarmos de como poderemos, hoje, ser fiéis à missão de cuidar e inserir os mais irmãos mais debilitados e que clamam por um olhar e gritam por um abraço redentor”, pode ler-se no documento.
Neste documento são desenvolvidos nove pontos, nomeadamente: “O Testemunho da Tradição Bíblica”; “O Testemunho da Igreja como comunidade que acolhe e insere”; “O nosso contexto dos Centros Sociais Paroquiais”; “Os desafios da Pastoral da Saúde”; “A Espiritualidade da Acção Social”; “Partir da Evangelii Gaudium do Papa Francisco”; “Para uma Catequese da Infância e Adolescência comprometida”; “Rumo à Jornada Mundial da Juventude”; e “O Testemunho de São João de Deus”.
O lançamento do Ano Pastoral 2021/2022 na Arquidiocese de Évora decorre no dia 5 de outubro, com a celebração do Dia da Igreja Diocesana.
Fonte: Agencia Ecclesia