As Festas em honra do Senhor Jesus da Piedade decorrem este ano de 20 de setembro a 1 de outubro, no Parque da Piedade, e contam com algumas novidades em relação às edições anteriores, sendo esperadas milhares de pessoas, como já vem sendo tradição.
À margem da entrega do voto de louvor ao Atleta Elvense Francisco Laranjeira, o Presidente da CM de Elvas, em declarações aos jornalistas, falou sobre as expetativas para esta edição começando contudo por relembrar a antiguidade e tradição desta feira.
Rondão de Almeida começa por referir “a Expo S. Mateus foi algo que a Câmara idealizou para complementar aquela que é a grande romaria que existia no Alentejo, a Romaria de São Mateus.
Uma romaria única e que trazia e continua a trazer visitantes de todo o Alentejo” acrescentando “esta romaria mantém-se e ainda bem que esta tradição ainda não acabou.”
“A Expo S. Mateus surge por forma “a fixar as pessoas naquele espaço até depois do espetáculo do fogo de artifício” reitera o Autarca explicando ainda que , atualmente, “começa-se a misturar muito a misturar o que é o cartaz da Expo São Mateus com a requalificação do espaço explicando que a CM de Elvas não pode intervir naquele território porque não é o dono dele.”
Este ano os cabeças de cartaz, no Palco São Mateus, são os Sons do Minho (20); RAYA (21) Ivandro (22), Miguel Gameiro & Pólo Norte (23), Carolina Deslandes (28), T-Rex (29) e Os Quatro e Meia (30). Pelo palco, a abrir os concertos vão estar: Soversion (21), Rumo ao Sul e convidados (22), Brigada 14 de Janeiro (23), Filhos da Madrugada (28), XP Covers (29) e Tranquiliza (30). Os concertos iniciam-se pelas 22h00.
A prata da casa vai estar em destaque no Palco da Praça da Feira com os concertos de Voz Amiga (20); Xumbo Torto (21); A. R. Musical (22), Roncas D’Elvas (23); Noite de Fados (24); Duo Hélio e Eurico (25) e Noite de Fados (26). Atuam ainda neste palco o Duo Jorge e Célia (27), Grupo de Cantares de São Vicente e Ventosa (28), João Carlos Tocha (29) e Moura Encantada (30), a partir das 21h00.Todos os espetáculos têm entrada gratuita.
Relativamente ao cartaz da edição deste ano, Rondão de Almeida explica que “ foi escolhido de acordo com os contributos recolhidos junto dos jovens e outras faixas etárias”, num
investimento “ que supera os 300 mil euros.”
Na Expo São Mateus , o Municipio vai conjugar a inovação com a tradição. Assim, há semelhança de anos anteriores, vai dispor de dois palcos de animação, o Palco da Feira e o Palco São Mateus, sendo que este ano, este último, não irá contar com a presença de DJ’s, encerrando o espaço às 2h00 da madrugada.
No que diz respeito à ausência de DJ´s no cartaz deste ano, Rondão de Almeida explica ”há aqui uma negociação entre os homens dos bares e o Presidente da Câmara e Vereador tendo chegado à conclusão de que não podemos dividir aquele território para que os jovens , em vez de se concentrarem todos no mesmo local, andem separados.”
Em termos de áreas de lazer o espaço vai contar com três áreas: a zona empresarial e de exposição (Praça da Feira), uma zona de gastronomia (restaurantes, street food e meeting point) e zona lúdica e cultural (espetáculos).
“O meu objetivo é trazer cada vez mais gente ao São Mateus. A Feira de São Mateus é vivida integralmente pelas pessoas , pela tradição que tem e a Feira de São Mateus terá sempre aquilo onde os Elvenses se revejam” conclui o Presidente da Câmara Municipal de Elvas.