19.8 C
Vila Viçosa
Domingo, Novembro 24, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

CM de Évora remove lixeira de grandes proporções em S. Manços

A Câmara Municipal de Évora está a remover uma lixeira de grandes proporções nas imediações da localidade de S. Manços.

Utilizando meios próprios da Unidade de Higiene e Limpeza Pública e da Divisão de Obras Municipais, que incluem, para além dos meios humanos, máquinas e viaturas pesadas, a lixeira a céu aberto que cresceu junto à ribeira em S. Manços, tem estado a ser removida, conforme divulgado pelo município.

A Câmara Municipal espera, após a conclusão dos trabalhos, e quando os terrenos ficarem completamente limpos, que a sinalização instalada no local venha a ser respeitada, e que a lixeira não volte a formar-se.

A deposição ilegal de resíduos, para além de ser altamente danosa para o ambiente pela poluição e contaminação dos solos, é também fonte de insalubridade, e causa de problemas sanitários na população que reside nas áreas envolventes. A infração decorrente da deposição ilegal de resíduos é punível com coima nos termos do Regulamento Municipal de Resíduos Sólidos e Limpeza Pública.

Recorde-se que os grandes volumes de resíduos, quer se trate de inertes ou de vegetais resultantes de podas, devem ser encaminhados através da GESAMB, Gestão Ambiental de Resíduos, EM, que lhe dará o destino adequado de acordo com as normas ambientais.

Os chamados “Monstros Domésticos”: móveis, colchões, eletrodomésticos e resíduos verdes (de jardinagem) podem ser entregues diretamente no ECOCENTRO de Évora​.​​ Os munícipes​ que não têm meios para se deslocar ao ECOCENTRO para fazer a deposição desses materiais, podem solicitar a sua recolha ao domicílio através da UHLP – ​​Unidade de Higiene e Limpeza Pública |266 777 000 ou 266 777 181 | Email: recolhas@cm-evora.pt​. Este serviço é destinado exclusivamente a particulares. Neste caso, o interessado deverá separar os resíduos, pois poderão ter destinos diferentes. Relativamente aos resíduos de jardinagem, os mesmos deverão ser ensacados ou atados.

Populares