A Câmara Municipal de Portalegre organiza, de 15 de fevereiro a 1 de março, mais uma quinzena gastronómica, desta vez dedicada às “Comidas da Matança”. Esta quinzena, em que o paladar está em primeiro lugar, tem também como objetivo fundamental a divulgação dos estabelecimentos de restauração do concelho.
A este desafio, responderam 22 restaurantes, onde os comensais provarão produtos que resultam de uma tradição milenar da nossa região, de um saber e de um sabor muito nossos. A partir do porco, um dos animais fundamentais para a dieta alentejana, poderão ser degustadas entradas e pratos que fazem parte do nosso imaginário gastronómico, desde as Sopas de Cachola, as Febrinhas do Alguidar, as Migas de Batata com Entrecosto Frito, até à Carne de Porco à Alentejana, a Entremeada, a Miolada com Rim, as Bochechas, o Cachaço de Porco Assado, sem esquecer o Toucinho Frito, o Paio de Porco Preto, os Abanicos, os Lagartinhos, a Linguiça e a Farinheira, comidas que são parte única do nosso património imaterial, tão rico e fundamental para a nossa economia, que há que preservar e divulgar.
A “Comidas da Matança” será a primeira quinzena gastronómica de 2010 organizada pelo Município de Portalegre, num ano em que se dará também grande destaque aos “Sabores da Páscoa & Doces Conventuais”, aos “Santos e Sardinhadas”, às “Comidas com Cebola” e aos magníficos “Vinhos de Portalegre”.
Convidamos os habitantes do concelho e os muitos turistas que nos visitam, a desfrutar as ementas de mais de duas dezenas de restaurantes portalegrenses, em que a simpatia e o profissionalismo imperam, e onde o Porco é rei.