O Município de Portalegre tem em curso uma operação de remodelação de equipamentos de contentorização de resíduos urbanos, que visa a limpeza, substituição e reparação de contentores e ecopontos e, pontualmente, o reforço em situações consideradas necessárias.
No caso das ilhas ecológicas, localizadas em locais estratégicos, de forma de dignificar o espaço público, a intervenção será feita não apenas ao nível da superfície, com a reparação e limpeza de 97 equipamentos de recolha seletiva (vidro, plástico/metal, papel/cartão) e indiferenciada (lixo), mas também no subsolo, onde foram detetadas algumas anomalias de funcionamento.
No que diz respeito aos contentores de resíduos sólidos indiferenciados, a câmara adquiriu 115 novos, prevendo desde já a sua substituição em todo o concelho, para fazer face a inúmeras situações de equipamentos danificados.
Também na limpeza e manutenção urbana, há novos carrinhos de varredura, apetrechados com um kit completo de ferramentas, a começar a circular durante esta semana.
A Câmara Municipal de Portalegre continua a apostar em melhorar as condições de manutenção e limpeza do espaço público, dando particular atenção à necessidade de redução das beatas e dejetos caninos, na expectativa de que juntos possamos assumir um desafio que nos corresponsabiliza também individualmente, “Portalegre limpa depende de todos”.