O Município de Viana do Alentejo vai, neste mês de maio, entregar máscaras a 715 beneficiários de apoios sociais, no âmbito da Campanha “Rede Solidária de Produção de Máscaras” e no seguimento de um conjunto de medidas de emergência económica e social que foram prorrogadas em março passado, entre as quais o reforço do Fundo de Emergência Municipal em 100 mil euros, totalizando 350 mil euros.
Nesta quarta fase , co0nforme refere o Município na sua página oficial de facebook, vão ser entregues 5 máscaras – 3 sociais e 2 cirúrgicas – a beneficiários de apoios sociais, do Programa “Abem”, de bolsas de estudo, da Loja Social e do Cartão Social do Reformado, Pensionista e Idoso, num total de 3.575 (2.145 sociais e 1.430 cirúrgicas).
As máscaras serão entregues em mão aos portadores do Cartão Social do Reformado, Pensionista e Idoso, podendo os restantes beneficiários levantar o kit na Biblioteca de Viana do Alentejo e nos Polos de Aguiar e de Alcáçovas, até ao dia 31 de maio.
Segundo informação da autarquia, numa 1ª fase, em 2020, foram entregues cerca de 3.000 máscaras sociais a munícipes portadores do Cartão Social do Reformado, Pensionista e Idoso, bem como a doentes do serviço ambulatório (doentes transportados pelos Bombeiros Voluntários de Viana do Alentejo e pela Delegação de Alcáçovas da Cruz Vermelha Portuguesa), abrangendo desta forma grupos de maior risco e pessoas com rendimentos mais baixos dando resposta às necessidades decorrentes da pandemia COVID-19.
No mês de julho decorreu a 2ª fase de entrega de máscaras (760), cujo público-alvo foram os desempregados e beneficiários do Rendimento Social de Inserção (RSI), mantendo-se o critério de apoiar munícipes com baixos rendimentos, e ainda as IPSS’s. Em outubro, na 3ª fase, os portadores do Cartão Social do Reformado, Pensionista e Idoso do concelho foram novamente contemplados, sendo também distribuídas máscaras às voluntárias e aos participantes do Clube de Saúde Sénior, num total de 3.655 máscaras.
Recorde-se que, nesta ação desenhada de forma a prevenir o contágio e a propagação de novo coronavírus no concelho, o Município de Viana forneceu a matéria-prima para a confeção das máscaras de acordo com as normas hospitalares, tendo contado com o apoio da Empresa Capote’s Emotion, no corte do tecido.
Ao longo da campanha “Rede Solidária de Produção de Máscaras” que teve início em abril de 2020, com o objetivo de dar resposta às necessidades decorrentes da pandemia COVID’19, foram produzidas perto de 10.000 máscaras por cerca de 40 voluntárias das três freguesias do concelho. Como forma de agradecimento, o Executivo Municipal entregou uma lembrança a cada uma das voluntárias pelo trabalho extraordinário e solidário efetuado em prol da comunidade.