A Câmara Municipal do Crato assinou hoje o contrato para a reabilitação do Largo do Município, no centro da vila histórica do Crato. Uma operação de valor total de 460 mil euros, cofinanciada a 85 por cento pelo FEDER e inclui empreitada e estudos e projetos inerentes. A cargo da autarquia está previsto um investimento de 69 mil euros, conforme divulgado pelo município.
A requalificação do Largo do Município faz parte da intervenção faseada da requalificação total do centro histórico. Para a Câmara Municipal, a estratégia de regeneração urbana é prioritária e assenta numa reorganização do espaço público baseada em três vetores de ação, prioridade de circulação a pé, valorização do espaço público e potenciação económica e turística do centro histórico.
A requalificação do Largo do Município permitirá a perceção formal da praça como um todo, unificador e agregador dos edifícios históricos que a compõem, e na qual se destaca a Varanda do Grão-Prior, um dos elementos emblemáticos do concelho e uma referência histórica da região e do país, que urge preservar, refere Joaquim Diogo, Presidente da Câmara Municipal.