A Câmara Municipal de Redondo, na sua reunião de 5 de janeiro, aprovou um voto de pesar pelo falecimento da D. Maria Felismina Gonçalves, a “Ti Bia”, uma das guardiãs das tradicionais meias da Serra D’Ossa.
O voto de pesar foi proposto pelo Vice-Presidente da autarquia, Pedro Roma, e foi provado por unanimidade.
D. Maria Felismina Gonçalves, a “Ti Bia”, faleceu recentemente e, com ela, “morreu também um pouco da vertente cultural,” sendo que era das poucas pessoas que sabia fazer as tradicionais meias da Serra D’Ossa.
Recorde que, na pequena localidade da Aldeia da Serra, nas abas da Serra d’Ossa, a cerca de 10 quilómetros ao norte da vila alentejana de Redondo são produzidas artesanalmente as tão caraterísticas Meias da Serra d’Ossa, reconhecidas pelos seus motivos decorativos minuciosos e pelas suas cores alegres. Estas meias foram em tempos um traje, possivelmente domingueiro, das mulheres dessa aldeia. Trabalhadas com cinco agulhas e utilizando fio de lã ou fio de algodão (mais barato), cada par de meias representa muitos dias de trabalho minucioso, atenção e esforço visual. Nos tempos que correm, e apesar de existirem na Aldeia pessoas que sabem confecionar as referidas meias. Atualmente são apenas produzidas por uma senhora idosa, que aprendeu a “arte”, quando ainda era criança e por transmissão familiar.
C/CM Redondo