O Executivo da Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz decidiu manifestar oficialmente interesse na aquisição das instalações da antiga Fábrica Metalúrgica Marcão e Irmão, Lda., situadas no Largo da Indústria, tendo apresentado uma proposta para o efeito, a ser concretizada durante o ano de 2024.
O Executivo Municipal considera esta aquisição estratégica para o desenvolvimento do concelho, tendo em atenção que ela contribui para quatro objetivos distintos.
O primeiro objetivo é ajudar a resolver o grave problema de estacionamento criado no centro da cidade de Reguengos de Monsaraz, com a criação de um amplo parque no seu interior. O problema da falta de estacionamento tem prejudicado muito o desenvolvimento do comércio local e o bem-estar das pessoas.
O segundo objetivo é complementar o primeiro com a construção de nova habitação, de forma a combater um dos principais problemas do concelho que afeta a população residente e dificulta a captação de novas famílias.
O terceiro objetivo é resolver o problema urbanístico provocado por uma unidade fabril desativada, no centro da cidade, totalmente implantada no aglomerado urbano.
E o quarto e último objetivo é criar um ponto de memória visível que assinale a existência passada, naquele local, de uma das principais unidades fabris desta terra, com importante significado na vida social do concelho e que empregou dezenas de famílias reguenguenses.
O Executivo Municipal acautelou todos os impactos financeiros desta operação e está em condições de garantir à população do concelho que, apesar do previsível volume da operação, manteremos a redução da dívida do Município, com vista a libertar o concelho da situação financeira em que se encontra.
Fonte: Município de Reguengos de Monsaraz