A Câmara Municipal de Évora tem procurado melhorar a qualidade e aumentar o número de áreas de cobertura de rede sem fios de acesso livre e gratuito em edifícios e espaços públicos da Cidade.
Na prossecução deste objetivo, a Autarquia, integrou a iniciativa WiFi4EU, da Comissão Europeia, e estabeleceu parceria com a Turismo do Alentejo, ERT no âmbito do Projeto Wi-Fi Turismo@Alentejo Central. Através destes projetos, que visam melhorar e desenvolver acessibilidades digitais para turistas e residentes, foi possível acrescentar algumas novas áreas de acesso WiFi livre e gratuito às já existentes.
Existentes anteriormente: Posto de Turismo da Praça do Giraldo; Paços do Concelho/Praça do Sertório; Mercado Municipal; Edifício CIMAC/Praça 1º de Maio;
Novos locais de cobertura já em funcionamento: Espaço Ambiente/Mata do Jardim Público; Jardim do Palácio Vimioso; Palácio de D. Manuel (zona de entrada do jardim e ruínas fingidas); Arena de Évora; zona da fachada do Teatro Garcia de Resende.
Em fase de instalação e no âmbito do projeto Wi-Fi Turismo@Alentejo Central: Jardim do Templo Romano e Jardim do Centro de Arte e Cultura da Fundação Eugénio de Almeida.
No âmbito da iniciativa WiFi4EU, foi melhorada a cobertura de rede sem fios e dada nova cobertura nos seguintes locais da Cidade: Estação Ferroviária; Antiga Estação Elevatória de Água/Espaço Jovem, na Rua do Menino Jesus; Jardim Diana; Praça do Giraldo; Complexo Desportivo; Aeródromo Municipal; Rossio/Monte Alentejano; Terminal Rodoviário; Edifício dos Paços do Concelho; Teatro Garcia de Resende.
Este é um trabalho que ainda não está concluído, sendo objetivo do Município continuar a aumentar gradualmente, na medida do possível, as áreas de cobertura de WiFi com acesso livre e gratuito.
Fonte/Foto: Município de Évora