11.5 C
Vila Viçosa
Sexta-feira, Novembro 22, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Coleção do futuro museu de Banda Desenhada de Beja já tem mais de mil pranchas originais

Sapo Mag

O primeiro museu em Portugal dedicado à banda desenhada deverá ser criado em Beja no atual mandato autárquico, até 2025, informou esta sexta-feira o presidente do município, Paulo Arsénio.

“Não é uma certeza absoluta, mas a nossa expectativa é essa”, de criar o museu durante o atual mandato, referiu o presidente da Câmara de Beja, Paulo Arsénio.

Este futuro museu conta já com mais de mil pranchas originais de autores portugueses. Atualmente a coleção “conta já com mais de mil pranchas originais de banda desenhada (BD) de autores tão importantes como Carlos Botelho, Eduardo Teixeira Coelho, Fernando Bento, José Ruy, Vitor Péon, Fernando Relvas ou Filipe Abranches”, referiu Paulo Monteiro.

O museu “tem diversos graus de importância”, começando pelo facto de “ser o primeiro de BD em Portugal”, afirmou Paulo Monteiro, acrescentando que “a ideia é contar a história da BD portuguesa, desde 1850 até ao início do século XXI”.
Este “não será um museu estático”, já que vai ter uma “forte componente multimédia”, irá acolher a Bedeteca de Beja, a funcionar na Casa da Cultura, e promoverá ateliês, nomeadamente de BD, serigrafia e ilustração.
O museu terá 12 salas – sete para a exposição permanente, três para a Bedeteca de Beja e o acervo bibliográfico e duas para exposições temporárias -, uma loja, um espaço para realização de ateliês e um terraço “com vista privilegiada para a planície alentejana”.

Fonte: Sapo Magazine 

Populares