11.5 C
Vila Viçosa
Sexta-feira, Novembro 22, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Coligação MUC–CDU no Executivo e Assembleia da Junta de Freguesia de Pardais, visam “mudar hábitos e mentalidades” (c/som e fotos)

Na passada sexta-feira, decorreu a cerimónia de empossamento dos órgãos autárquicos da Junta de Freguesia de Pardais.

Desde 1975 que a Junta de Freguesia de Pardais havia sido liderada pelo PS. No presente ano eleitoral, o MUC (Movimento de Unidade dos Cidadãos de Vila Viçosa) obteve mais 13 votos para a assembleia de freguesia (38,32%) que o PS (34,27% com 110 votos). Ambos os partidos obtiveram 3 mandatos, sendo que o sétimo, da CDU (21,18% com 68 votos), se veio a coligar ao MUC.

Para o Executivo, foram eleitos:

Presidente – Inácio Esperança, do MUC;     

Vogal – Ana Macareno, MUC;

Vogal – Inácio Agostinho, da CDU.

Para a Assembleia de Freguesia, foram eleitos:

Presidente – Jorge Filipe, do MUC;

1º Secretário – Rodrigo Ventura, pelo MUC;

2º Secretário – João Xavier, da CDU.

Inácio Esperança, eleito para a presidência da Junta de Freguesia de Pardais, em declarações à Rádio Campanário, afirma sentir-se “com uma grande responsabilidade em cima”, uma vez que se trata de uma junta “muito dependente, quase sem recursos financeiros”.

Tratando-se de “mandato de transição” após  “42 anos de um poder politico” (CDU), considera que encontrará alguma dificuldade  em “mudar hábitos, mentalidades e fazer coisas novas”.

No mandato que agora inicia, Inácio Esperança afirma petender apelar ao município para olhar para a freguesia “como nunca olhou”, pois “Pardais precisa que se faça aqui mais e melhor”.

Questionado sobre a existencia de um membro da CDU na composição do executivo, declara não existir “qualquer ligação com as políticas da CDU na autarquia no mandato anterior”, sendo uma escolha baseada “numa ligação de amizade”.

Afirmando que a população lhe confiou “um mandato de mudança”, defende que com uma escolha diferente para a composição do executivo, a mesma não se verificaria.

Jorge Filipe, eleito para a presidência da Assembleia de Freguesia de Pardais, pelo MUC, declara que, “a título particular é uma nova etapa e uma nova experiência” de vida.

Relativamente à oportunidade dada pela população ao MUC, declara que “possivelmente, o antigo executivo e a antiga mesa não conseguiram evoluir muito mais do que tinham feito nas últimas autárquicas”.

Garante agora lutar e trabalhar pelo voto de confiança dado pela população de Pardais.

À semelhança das promessas feitas na campanha eleitoral, pretende focar a atuação da Assembleia em três pontos cruciais, direcionados nomeadamente para a população mais idosa: na “criação de um centro de dia”; no estabelecimento de um horário das 9h às 5h para abertura da “junta de freguesia ao público”; e na abertura diária da “casa do povo”. A mesma só é utilizada nas “poucas” atividades promovidas pelos anteriores órgãos autárquicos da junta de freguesia, visando desta forma, dar às “pessoas com mais idade”, um local “onde passar o seu tempo”.

                                                                                                                    

{gallery}pardais_posse_17{/gallery}

Populares