Celebram-se este ano os 10 anos da Classificação do Cante Alentejano como Património Imaterial da Unesco.
Esta classificação está a ser comemorada através da realização de diversas iniciativas um pouco por todo o País, reafirmando desta forma a importância que o cante alentejano tem , não só na região do Alentejo, mas em todo o País.
Dia 3 de novembro, uma das maiores salas de espetáculos do País, o Coliseu dos Recreios , recebe um grandioso concerto de Cante Alentejano, organizado pelo o Município de Serpa e o Museu do Cante Alentejano.
Um concerto único, designado “𝗘𝗻𝗖𝗮𝗻𝘁𝗼 𝗦𝗶𝗻𝗳ó𝗻𝗶𝗰𝗼 𝗻𝗼 𝗖𝗼𝗹𝗶𝘀𝗲𝘂 𝗱𝗼𝘀 𝗥𝗲𝗰𝗿𝗲𝗶𝗼𝘀”, vai reunir em palco 11 grupos corais do concelho de Serpa acompanhados por Orquestra Sinfónica constituída pela Banda da Sociedade Filarmónica de Serpa e músicos convidados, com arranjos e direção do maestro Carlos Amarelinho.
Serão cerca de 400 participantes em palco, num momento excecional para festejar a data e mostrar a força e dinamismo desta expressão cultural identitária que, desde 2014, passou a ser de todo o mundo. A iniciativa conta com o Alto Patrocínio de Sua Excelência o Presidente da República.