Jorge Rosa, provedor da Santa Casa da Misericórdia prestou declarações aos microfones da RC onde revelou que existiram novidades no que diz respeito à creche da Santa Casa da Misericórdia de Vila Viçosa.
“Somos um parceiro sempre presente e de boas relações com a segurança social” contou Jorge Rosa, fazendo referência ao convite que foi feito ao diretor da Segurança Social de Évora, José Ramalho, que teve presente na assinatura do CLDS e visitou 3 valências da Santa Casa de Vila Viçosa, o lar de jovens, a creche, jardim de infância ATL e a Unidade de Cuidados Continuados.
Jorge Rosa revelou que existia um acordo de cooperação para a creche albergar 60 utentes, sendo que, o acordo foi aumentado para mais uma sala e desta forma irá haver espaço para 67 crianças.
“É uma boa notícia para a nossa população” já que passa a dispor de mais algum dinheiro ao fim do ano e mais de 7 vagas em creche, referiu o provedor, ele que disse ainda que foi colmatada “uma deficiência do nosso equipamento”, onde uma sala que era particular passou a estar disponível para as famílias a “preços bastante mais acessíveis”.
Em relação a este acordo, Jorge Rosa diz que, “é uma mais-valia para a Misericórdia e para as famílias” e existe um “reforço da solidez da instituição”.
Questionado acerca do impacto que teria a implementação de uma medida que tornasse a creche gratuita por parte do governo, o provedor diz que a instituição não seria afetada, pois dessa forma, seria o estado a comparticipar a totalidade das despesas das crianças que estão na creche ao invés de serem as famílias.
Ainda no que diz respeito à possível implementação dessa medida Jorge Rosa afirma que “seria uma mais-valia para todo o concelho” se esta se viesse a concretizar.