Decorre na cidade de Évora, entre os dias 22 de março e 30 de setembro, o evento “Um dia pela Vida”, da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC).
No dia 30 de setembro será então celebrado o “Dia pela Vida”, onde decorrerão, durante 24 horas vários eventos.
A iniciativa esteve, nos dias 19 e 20 de maio, presente no ÉvoraWine, onde a Rádio Campanário marcou presença e, à margem do evento ocorrido na Praça do Giraldo, em Évora, falou com Anabela Ramos, representante da comissão local da iniciativa “Um dia pela Vida” da Liga Portuguesa Contra o Cancro, que nos falou sobre os eventos a desenvolver.
Em declarações à Rádio Campanário, Anabela Ramos começou por referir que “o ‘Dia pela Vida’ promove a celebração de quem conseguiu sobreviver, o que também é o meu caso, que tive cancro da mama há 12 anos, lembrar a memória daqueles que não conseguiram, celebrar aqueles que conseguiram ultrapassar e ajudar aqueles que estão a conseguir vencer esta luta. Principalmente também falarmos sobre cancro e não termos medo dos rastreios, darmos importância à atividade física, a alimentação saudável e falarmos para que as pessoas não tenham medo de, ao mínimo sinal, irem fazer um rastreio e não deixarem avançar para conseguirem ultrapassar”.
A representante da comissão local da iniciativa“Um dia pela Vida” referiu ainda que a presença no ÉvoraWine se deve à angariação de fundos, uma vez que “essa angariação de fundos serve para ajudar também o que a LPCC faz para ajudar pessoas que não conseguem, nas mais variadas vertentes. Estamos neste evento de vinhos, não é o mais saudável, mas é saudável a parte das pessoas estarem juntas e conviverem, temos alguns petiscos saudáveis para ajudar a angariar fundos e temos o nosso merchandising que ajuda nessa mesma angariação. Para além disso fazemos também a divulgação do evento.”