12.6 C
Vila Viçosa
Sexta-feira, Novembro 22, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

“Com Nuno Mocinha Elvas passou a estar no mapa do turismo mundial”, diz eurodeputado Pedro Marques (c/som)

Na manhã de hoje o eurodeputado Pedro Marques esteve em Elvas de visita às obras cofinanciadas por fundos europeus.

No final do roteiro, no Museu de Arqueologia e Etnográfico António Tomás Pires, em declarações aos jornalistas referiu que “em Elvas há muitos anos que se trabalha no sentido de fazer cidade com a coesão territorial e com a preocupação com o emprego”.

O eurodeputado afirmou ainda que “Elvas passou a estar no mapa do turismo mundial. E foi muito este presidente de câmara [Nuno Mocinha] e esta equipa que trouxeram muitos investimentos para cá, por exemplo a nível hoteleiro, importantíssimos para qualificar a oferta turística”.

Segundo Pedro Marques existem na cidade “espaços de referência do ponto de vista cultural, estas muralhas, todo o património militar é único no mundo”.

“Tantas vezes se pensou que a raia era um espaço de dificuldades. Infelizmente, para parte da nossa fronteira a distância ao litoral acaba por ser um elemento de dificuldade, que não é o caso em Elvas, porque aqui olhou-se para Espanha, para a fronteira e para esta relação ibérica como uma oportunidade e parte do processo teve a ver com essa visão e com o valorizar daquilo que é de Elvas, com o seu património, com as suas gentes, da sua cultura”, frisou.

Nesta deslocação à cidade raiana, onde pôde constatar como é que os fundos comunitários estão a ser aplicados, sublinhou que “os fundos comunitários estão bem empregues quando estão a ser dirigidos a fazer cidade e a criar condições para a população e para virem mais empregos para Elvas”.

“Tenho dado muitas vezes por toda a Europa este exemplo de Elvas e deste território como um território onde se olha para a fronteira como um oportunidade e não uma fatalidade. Uma gestão autárquica orientada para o futuro, para as oportunidades e não para as dificuldades”, enalteceu.

Durante a manhã visitaram ainda a Parada do Castelo, as Piscinas Municipais, a EB 2,3 de Santa Luzia, a futura Residência de Estudantes, a Zona Industrial, o Centro de Dia da Boa-Fé e a Estação de Melhoramento de Plantas.

Populares