Borba, 29 de setembro de 2024 – O cante Alentejano, uma das mais identitárias expressões culturais do Alentejo, celebra este ano o 10º aniversário da sua Classificação como Património Imaterial da Unesco.
Após esta classificação, em 2014, o Cante Alentejano conquistou um papel de destaque à escala internacional e nacional, o que motivou o aparecimento de novos grupos de Cante e a consolidação dos já existentes.
As Cantadeiras de Redondo, um grupo com uma década de existência, tem ao longo dos anos feito um percurso crescente nesta área. Oriundas de uma terra de música e de músicos, a Vila de Redondo, as Cantadeiras de Redondo são hoje referência no Cante Alentejano feminino.
À margem da realização da iniciativa “Vamos fazer as onze com Cante” realizada este sábado em Borba, e para a qual o Grupo foi convidado, a Rádio Campanário falou com Cristina Dias, a responsável, que nos fez um balanço do que tem sido o ano de 2024 e quais os projetos para o futuro.
Começa por nos referir que “tem sido um ano com mais procura, o que tem contribuído para uma maior divulgação do grupo e do seu trabalho”, uma promoção que acredita ser resultado da elevação do cante Alentejano como Património Imaterial.
Conciliar o Vinho, a Gastronomia e o Cante, como acontece nesta iniciativa promovida pelo Município de Borba, acaba por ser “a cereja no topo do Bolo” sublinha Cristina Dias que entende este tipo de eventos como “fundamentais para manter e preservar a nossa tradição” desafiando os restantes Municípios do Alentejo a realizarem mais iniciativas como esta.
No que diz respeito a projetos para o futuro, a responsável pelas Cantadeiras de Redondo refere que existem alguns e que já estão em curso, destacando “a gravação de um CD, que já decorre”, um trabalho discográfico que “deverá ser lançado em 2025.”
“Trata-se da concretização de um sonho, que assinala esta fase dos 10 anos do Grupo , registando a evolução das cantadeiras; é um marco dos 10 anos do grupo” concluiu a responsável pelo Grupo de Cante.
Com alma e com o Alentejo na voz e no coração, as Cantadeiras de Redondo têm ao longo destes 10 anos realizado um trabalho de excelência e dedicação ao serviço do Cante Alentejano e das tradições. Por este país fora têm sido factor de promoção e divulgação da Vila de Redondo e de todo o Alentejo.