Com o apoio da Comissão Vitivinícula da Região do Alentejo (CVRA), a Associação Plantar uma Árvore, plantou mais de 1250 árvores no Alentejo, com a intenção de tentar recuperar alguns dos danos provocados pelos incêndios.
Os Vinhos do Alentejo que realizaram uma feira de vinhos, realizada no Centro Cultural de Belem, reverteram a venda dos bilhetes da feira para a ação de reflorestação.
As intervenções foram promovidas em Montemor-o-Novo e em Courelas de Guadalupe, no concelho da Vidigueira. As iniciativas estão inseridas em projetos de voluntariado, estes que são, Volunteer Escapes – Volunteer with European Solidarity Corps for Activities in Portugal with Ecological Sense e a Projecto Chloris – Conservação de Habitats em Sociedade.
Em Montemor-o-Novo foram plantadas 514 árvores e arbustos.
O objetivo deste projeto passa pela valorização ecológica e restituição de um bosque nativo na área em volta do castelo, a recuperação da vegetação característica da região e o controlo de espécie exóticas infestantes.
No concelho da Vidigueira, um terreno adquirido para diversos projetos de conservação da natureza foi alvo de fogo posto no verão de 2018, para contrariar este acontecimento, o projeto de voluntariado prevê a regeneração da floresta e das espécies autóctones.
Neste terreno foram plantadas 759 plantas: 372 sobreiros, 147 azinheiras, 120 freixos e 120 aroeiras.