23.2 C
Vila Viçosa
Quinta-feira, Setembro 19, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Comandante Distrital de Évora reforça a divisa: “vigilância e dedicação mantêm-se atuais após 149 anos”

Évora, 01 de agosto de 2024 – O Comando Distrital de Évora da Polícia de Segurança Pública (PSP) celebrou hoje o seu 149º aniversário com uma Sessão Solene realizada no anfiteatro do Colégio Espírito Santo, na Universidade de Évora. A cerimónia contou com a presença de várias personalidades de destaque, incluindo o Secretário de Estado da Administração Interna, Telmo Correia, o Presidente da Câmara Municipal de Évora Carlos Pinto de Sá, o Diretor Nacional da PSP, Superintendente Luís Carrilho, e o Comandante Distrital de Évora, Superintendente José Simão. O evento reuniu representantes de diversas instituições civis e religiosas, bem como das forças de segurança, que se juntaram para homenagear a história e o serviço contínuo da PSP em Évora e Estremoz.

A Rádio Campanário marcou presença e registou o  discurso proferido durante a Sessão Solene do Comandante Distrital, Superintendente José Simão, que destacou a relevância contínua da divisa da instituição: “Vigilância e Dedicação”.

José Simão sublinhou a importância de manter a confiança da comunidade através de uma atuação que respeite os valores cívicos e ideológicos. Realçou também a necessidade de melhorar continuamente a eficácia policial, especialmente em face dos desafios modernos como o aumento da violência e a complexidade crescente do trabalho policial.

O Comandante Distrital apresentou uma análise detalhada da criminalidade na região, evidenciando uma tendência geral de diminuição. Nos últimos cinco anos, a criminalidade geral mostrou uma tendência de redução, acompanhada por uma diminuição da criminalidade violenta e grave. Em particular, de 2022 para 2023, a criminalidade violenta e grave diminuiu 29%, enquanto os crimes de proatividade policial aumentaram 3%, assim como o número de detenções.

Para o primeiro semestre de 2024, comparado ao mesmo período de 2023, a criminalidade geral aumentou 12%, sendo os crimes de tráfico de estupefacientes, ofensas à integridade física, danos, furtos simples e importunação sexual os principais responsáveis pelo sentimento de insegurança entre a população. Apesar do aumento registado, o Comandante destacou que muitos destes fatores não correspondem necessariamente a um aumento real dos crimes, mas sim à perceção da população, muitas vezes influenciada por informações disseminadas nas redes sociais.

No âmbito da sinistralidade rodoviária, os números revelam uma tendência preocupante. Desde 2023, houve um aumento de 74 acidentes e 103 feridos, representando um acréscimo de 44 feridos em relação ao ano anterior. Até ao momento, em 2024, foram registadas quatro vítimas mortais em acidentes rodoviários.

Entre 1 de janeiro de 2023 e 30 de junho de 2024, a PSP de Évora efetuou 47 detenções por tráfico de estupefacientes, 13 detenções por posse de arma proibida e 535 entregas de armas para destruição. A atividade policial também incluiu 58 ações de fiscalização em matéria de armas e explosivos, 51 ações de fiscalização em segurança privada, 1.099 ações no âmbito escolar, 40 ações de sensibilização a idosos e 3.600 contactos individuais com estes.

José Simão realçou ainda a importância das estratégias de aproximação à comunidade, destacando o programa Escola Segura que abrange cerca de 1.800 alunos do pré-escolar ao ensino secundário e 9.000 alunos universitários. Além disso, mencionou a formação ministrada em segurança no Hospital do Espírito Santo e nos centros de saúde locais, bem como a organização da Semana sobre a Prevenção para o Governo.

“Os riscos, as ameaças e a reação mais violenta ao trabalho policial são hoje uma realidade cada vez mais presente, tornando a nossa atividade no terreno mais complexa e exigente. Procuramos, por isso, investir em estratégias de aproximação às pessoas, promovendo um relacionamento de cooperação com as entidades civis,” explicou.

Concluiu o seu discurso reforçando a necessidade de manter e conservar as instalações da PSP, dotando os espaços de condições dignas para o trabalho policial, e apelou à continuidade da dedicação e colaboração de todos os membros da força policial, enfatizando a divisa da PSP: “Vigilância e Dedicação.”

“Passados 149 anos, a nossa divisa mantém-se atual e merecedora de ser reforçada por todos. É por isso que contamos com a vossa colaboração e dedicação permanente,” finalizou o Superintendente José Simão numa cerimónia marcada pela reflexão sobre o passado e o futuro da PSP de Évora.

Populares