O Regimento de Cavalaria 3 de Estremoz foi nomeado pelo comando do exército como força destacada para o Iraque. A partida será feita no dia 30 de outubro para o sul de Bagdad, onde vai ficar a força Portuguesa instalada.
Em declarações à Rádio Campanário, o Coronel Nuno Duarte, comandante do Regimento de Cavalaria 3, referiu que a força militar portuguesa vai trabalhar diretamente com o Exército Espanhol, sob supervisão da NATO, com a principal missão de dar formação adequada às forças Iraquianas.
O aprontamento do regimento teve inicio no passado dia 15 de junho que, de acordo com as palavras do Coronel Nuno Duarte, “(…) tem a responsabilidade de mobilizar, preparar e instruir os militares que irão partir para um teatro de operações”.
É com grande orgulho que o Coronel Nuno Duarte vê esta missão, é para este, sinal de grande confiança e reconhecimento por parte do comando do exército, uma vez que vão atuar num cenário instável de “algum risco” e ainda lidar com elevadas temperaturas
Os 30 militares portugueses, durante 6 meses, vão substituir a primeira força nacional destacada e tomarão posse no dia 6 de Novembro deste ano.