12.6 C
Vila Viçosa
Sexta-feira, Novembro 22, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Comando Distrital de Évora da PSP celebra amanhã 146 anos!

O Comando Distrital de Évora da Polícia de Segurança Pública celebra amanhã, 1 de agosto,  o 146.º aniversário do Comando Distrital de Évora,.

Este comando, foi criado no dia 1 de agosto de 1875 por iniciativa da Junta Geral do Distrito de Évora, tendo a sua origem no Corpo de Polícia Civil, e iniciado funções com um efetivo de 20 polícias: 2 chefes de esquadra, 2 cabos de secção e 16 Guardas.

Em nota enviada á nossa redação, o Comando dá conta que atualmente este Comando tem à sua responsabilidade o policiamento das cidades de Évora e Estremoz, numa área de aproximadamente 84,2 km² com 66,256 habitantes (786 habitantes/km²), segundo os dados preliminares dos Censos 2021, no entanto, no passado, esteve também presente em Montemor-o-Novo, Vila Viçosa e Borba.

Sobre a criminalidade geral registada no ano de 2020 é destacado na mesma nota uma redução de 28,2% da mesma e de 22% no caso específico da criminalidade violenta e grave ambas face ao ano anterior e, considerando a análise estatística do 1.º semestre de 2021, consideramos existirem bons indicadores que permitem concluir que os níveis da criminalidade não aumentarão. No caso específico dos crimes de violência doméstica, a criminalidade registada diminuiu em 202 face a 2019, de 134 denúncias para 109, o que representou uma diminuição de 19%.

Este comando da PSP refere ainda a detenção de 151 cidadãos, na sequência de vários ilícitos criminais, a realização de 142 ações no âmbito do reforço da visibilidade em zonas de grande afluência de pessoas e no âmbito da fiscalização em matéria de armas, explosivos, segurança privada e ambiente e a realização de 284 ações de sensibilização de prevenção criminal.

Através dos programas de Policiamento de Proximidade, mais concretamente através das Equipas do Programa Escola Segura (EPES), o Comando de Évora apoia 28 estabelecimentos escolares, num universo de 7900 alunos, que, no ano passado, receberam 69 ações que versaram sobre temas tão variados como a prevenção do consumo de álcool, estupefacientes e comportamentos aditivos, promoção da segurança geral e cidadania, bullying e cyberbullying, prevenção e segurança rodoviária, segurança na internet, violência no namoro e autoproteção.

Ainda no âmbito dos policiamentos de proximidade merece realce o trabalho das Equipas de Apoio à Vítima deste Comando desenvolvido lado a lado com as instituições de solidariedade social e de apoio a idosos, tendo sido, em 2020, levadas a cabo 18 ações de sensibilização a 324 idosos e sinalizados 21 que se encontravam em condições de grande vulnerabilidade.

As Equipas de Apoio à Vítima tiveram ainda um papel primordial no acompanhamento e apoio que dão às vítimas do crime de violência doméstica, em estreita articulação com as 3 equipas especiais de violência doméstica que o Comando de Évora possui.

A PSP de Évora refere que tem procurado participar ativamente junto das comunidades locais, nomeadamente através da integração em grupos de trabalho e ações conjuntas, destacando-se, entre outros, os seguintes:

  • Rede de Intervenção Integrada do Distrito de Évora (RIIDE) e subgrupo da RIIDE, onde se analisam casos práticos de violência doméstica e se discutem estratégias para apoio e encaminhamento das vítimas e respostas de reabilitação para os perpetradores.
  • Participação no Focus Group para o Plano de Ação para a Prevenção e o Combate à Violência Contra as Mulheres e a Violência Doméstica no âmbito do diagnóstico que a Câmara Municipal de Évora se encontra a realizar, integrado na Estratégia Nacional para a Igualdade e a Não Discriminação 2018-2030 «Portugal + Igual».
  • Em cooperação com a EPRAL – Escola Profissional da Região do Alentejo, a realização de ações de esclarecimento, de sensibilização e de prevenção rodoviária, toxicodependência entre outros temas.
  • Em cooperação com a Câmara Municipal de Estremoz, ações de sensibilização junto da comunidade escolar, sobre “Como Combater o COVID-19”.
  • Integração no Projeto GIRA (Grupo de Intervenção Regional do Álcool), que procura intervir junto das comunidades locais e proprietários de estabelecimentos de restauração e bebidas por forma a combater o fenómeno dos comportamentos aditivos e dependências, com particular enfoque para o consumo abusivo do álcool.

 

Nesta data comemorativa o Comando da PSP de Évora formula o desejo de poder continuar a manter a confiança que em si tem sido depositada por todos aqueles que vivem, trabalham, estudam ou visitam a sua área de responsabilidade, projetando um futuro cheio de desafios, mas com segurança.

 

Populares