Em Portugal Continental os preços dos combustíveis continuam a aumentar. Desde o início do ano a gasolina já encareceu 25 cêntimos. Segundo o secretário-geral da Associação Portuguesa de Empresas Petrolíferas, António Comprido, “a tendência dos preços vai se estabilizar com uma ligeira tendência de subida. Não acredito que haja espaço para maiores aumentos”, refere.
Esta semana o preço médio da gasolina simples 95 é de 1,656 euros por litro. No caso do gasóleo, o preço médio era de 1,245 euros por litro no início do ano e, agora são mais 20 cêntimos, ou seja, 1,448 euros por litro.
O secretário-geral da Associação Portuguesa de Empresas Petrolíferas, explica que “os preços altos resultam, basicamente, de uma correção dos preços que estamos a assistir desde novembro do ano passado, depois de uma queda muito significativa que houve em 2020, devido às restrições que a pandemia provocou e à grande quebra do consumo.”
Em abril de 2020, por altura do primeiro confinamento de controlo da covid-19, o gasóleo chegou a ser comercializado em Portugal por menos de um euro por litro.
Desde então, “houve uma recuperação” dos preços da matéria-prima nos mercados internacionais, explica António Comprido.
In NM