O valor dos combustíveis deverá voltar a disparar na próxima semana.
Fonte ligada ao setor prevê que o preço médio da gasolina aumente cerca de 14 cêntimos e o gasóleo 12.
A gasolina deverá assim rondar os 2,19 euros/litro e o gasóleo 1,91, o que significa que estará 28 cêntimos mais cara. Esta sexta-feira o Ministério das Finanças anunciou que, na próxima semana, o alívio global temporário da carga fiscal sobre os combustíveis totalizará 21,8 cêntimos por litro de gasóleo e 25,1 de gasolina.
Recorde-se que , tal como a Rádio Campanário noticiou ontem, na próxima semana, o alívio global temporário da carga fiscal sobre os combustíveis totalizará 21,8 cêntimos por litro de gasóleo e 25,1 cêntimos por litro de gasolina.
Esta evolução da carga fiscal sobre os combustíveis representa uma redução adicional de 0,5 cêntimos no caso da gasolina e de 0,3 cêntimos no caso do gasóleo.
Esta semana é fixada para o mês de junho a taxa de ISP equivalente à que resultaria da redução da taxa do IVA de 23% para 13%, à semelhança do ocorrido em maio.
Atendendo ao calendário de feriados que se aproxima e que não permite uma estimativa completa dos dados de mercado, as taxas unitárias do ISP agora fixadas vigoram por duas semanas, voltando a ser feito o reajustamento no dia 17 de junho.