12.6 C
Vila Viçosa
Sexta-feira, Novembro 22, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

“Começa aqui uma grande aventura” declara Ministro Pedro Marques relativamente à Linha Elvas-Caia (c/som e fotos)

Sexta-feira, dia 31 de Março, foi apresentado, em Elvas, o concurso para empreitada de requalificação do troço ferroviário de 9 kms entre Elvas e Caia.

Pedro Marques, Ministro do Planeamento e das Infraestruturas, declarou à RC que “começa aqui, agora, uma grande aventura”, que “vai para o terreno e agora já não vai parar”.

A “empreitada, que terá continuidade já a partir do final do ano com o início da construção da Linha de Évora até Elvas”, verá nesta fase concluída a ligação de Sines a Espanha.

O ministro português realça que este projeto potenciará o desenvolvimento económico dos portos abrangidos, assim como das plataformas logísticas (Elvas e Badajoz), aproximando os dois governos e as empresas internacionais.

 O projeto total, cifrado em mais de 600 milhões de euros, recorrerá a fundos comunitários, mas também se encontrarão recursos no orçamento nacional. O ministro defende que, perante um projeto com tanto potencial de competitividade e desenvolvimento nacional, deve ser feito um esforço e um investimento.

Recordando que as estradas portuguesas já foram submetidas a requalificação, também os aeroportos, num futuro, virão a ser intervencionados. Inicia-se agora um processo de modernização e eletrificação da rede ferroviária nacional pois, acredita, “a mobilidade é absolutamente crítica para a competitividade dos territórios”.

Presente, esteve Emiliano Garcia-Page, Presidente de Castilla – La Mancha, que prestou declarações à Rádio Campanário sobre a peso deste projeto para Portugal e para Espanha.

O presidente espanhol realça a importância desta infraestrutura portuguesa e de que a mesma tenha continuidade em Espanha, pois há muito que os dois países ambicionam a Europa.

“É muito importante para todos o tráfico mercantil do atlântico, que tem que passar por Espanha, e nos deixa benefícios a todos. É importante para Portugal, é muito importante para a minha terra Castilla – La Mancha e é muito importante para Espanha”.

O Projeto Eurocidade, uniu Elvas e Badajoz como um conjunto urbano com interesses comuns e conjuntos. Exemplo disso, é o sistema de saúde aberto aos habitantes dos dois lados da fronteira.

Emiliano Garcia-Page enaltece todos os atos e projetos que rompam fronteiras, evitando que estas sejam obstáculos, principalmente no sentido de abrir a Península Ibérica à Europa. Desde os anos 80, afirma, que Espanha e Portugal perceberam que “o nosso destino, o nosso futuro, a melhor esperança está na Europa”, sendo agora a altura certa para reafirmar essa vinculação entre os dois países.

O presidente espanhol acredita que a melhoria e reforço das infraestruturas conferem mais condições e mais espaço à Península Ibérica para “navegar por um planeta que é a Europa”.

Nuno Mocinha, Presidente da Câmara Municipal de Elvas, realça a importância do Corredor Sul, que assim teve início, descrevendo-o como “um projeto muito ambicionado não só por Elvas, mas também por Portugal e por Espanha”.

A estabelecer ligações mais rápidas e com custos mais reduzidos com os portos de Sines, Setúbal e Lisboa, a projeto potenciará a competitividade local, atraindo e fixando empresas para a proximidade da infraestrutura, criando emprego e desenvolvimento.

 

{gallery}elvas_lancamento_concurso_linha_ferrea_17{/gallery}

Populares