Assinala-se hoje o Dia Mundial de Luta Contra o Cancro, uma data instituída em 2000 pela União Internacional de Controlo do Cancro.
Esta data tem como objetivo sensibilizar a população para esta doença, bem como melhorar a educação e promover a ação pessoal e coletiva na luta contra o cancro.
Entre 2022 e 2024 esta efeméride tem como tema «Close the Care Gap – Por cuidados mais justos». Trata-se de uma campanha que, durante três anos, visa lembrar que o acesso a diagnóstico precoce e a tratamentos oncológicos salvam vidas e que este acesso deve ser igual para todos, independentemente do nível de instrução, rendimento ou o local de residência.
A incidência de cancro tende a aumentar em todo o mundo, morrendo anualmente cerca de 10 milhões de pessoas. No entanto, mais de um terço dos casos de cancro pode ser evitado. Outro terço pode ser curado se detetado precocemente e tratado adequadamente.
O Minictro da Saúde, manuel Pizarro, participou esta manhã nas comemorações deste dia promovidas pela liga Portuguesa Contra o Cancro e a propósito dacelenbração desta data adiantou que Portugal tem razões para se orgulhar do trabalho que está a fazer na luta contra o cancro e citou um estudo publicado esta semana, da OCDE e da Comissão Europeia, que indica que Portugal tem resultados que “comparam favoravelmente com a média europeia”.