Integradas nas comemorações dos 500 anos da Elevação a Cidade, a Câmara Municipal de Elvas organiza entre 12 e 27 deste mês as comemorações dos 354 anos da Batalha das Linhas de Elvas, que tem o expoente máximo no dia 14 de janeiro.
O município elvense volta assim a assinalar esta data marcante para a soberania nacional, em 1659.
As comemorações que arrancam com o concerto dos Santos & Pecadores, no Cine-Teatro a partir das 21h30m de sábado, 12 de Janeiro culminam com um espetáculo interativo com o mote “Elvas, Raia, Alentejo – Fotografias com Som”.
À Rádio Campanário, a vereadora Elsa Grilo falou das atividades comemorativas deste ano, lamentando contudo a falta de respeito que as entidades governamentais nacionais apresentam pela preservação da memória histórica, uma vez que devido aos cortes aplicados ao exército não é concedido qualquer apoio às comemorações militares, sendo a Câmara Municipal de Elvas a suportar todos os custos.
{saudioplayer}http://radiocampanario.com/sons/Elvas%20500_10jan.MP3{/saudioplayer}
Ainda no mês de janeiro e no âmbito das comemorações dos 354 anos da Batalha das Linhas de Elvas e simultaneamente da classificação como Património Mundial e 500 anos de elevação a Cidade, é lançado o “I Concurso de Fotografia – Elvas Património Mundial”.