A Medalha de D. Afonso Henriques – Mérito do Exército foi imposta pelo Chefe do Estado-Maior do Exército, José Nunes da Fonseca.
Decorreu nas Caves Manuelinas do Museu Militar de Lisboa, a Cerimónia de Condecoração do Comendador Rui Manuel Azinhais Nabeiro, com a Medalha de D. Afonso Henriques – Mérito do Exército, 1.ª classe.
O Chefe do Estado-Maior do Exército, General José Nunes da Fonseca, presidiu à cerimónia de condecoração, que contou com a presença de familiares do Comendador Rui Nabeiro, do Vice-Chefe do Estado-Maior do Exército, Tenente-General Rui Guerra Pereira, e do Presidente do Conselho Superior de Disciplina do Exército, Tenente-General João Nunes dos Reis, entre outras entidades militares.
A concessão da Medalha de D. Afonso Henriques – Mérito do Exército, imposta pelo CEME ao Comendador Rui Nabeiro, materializa o reconhecimento pela forma como, ao longo de cerca de 25 anos, manifestou permanente e intensa disponibilidade em apoiar o Exército, demonstrando singular espírito de cooperação e elevada consideração institucional.
A Medalha D. Afonso Henriques destina-se a galardoar os militares e civis, nacionais ou estrangeiros, que, no âmbito técnico-profissional, revelem elevada competência, extraordinário desempenho e relevantes qualidades pessoais, contribuindo significativamente para a eficiência, prestígio e cumprimento da missão do Exército Português.
Fonte: Exército.