O Comendador Rui Nabeiro recebeu esta quinta-feira, um doutoramento “Honoris causa” em Ciência Politica, atribuído pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. O padrinho académico do doutoramento é o antigo reitor da Universidade de Évora, Jorge Araújo.
A cerimónia de atribuição do doutoramento”Honoris causa” ao Comendador Rui Nabeiro, decorreu no auditório Agostinho Silva na Universidade Lusófona. Além da família Nabeiro, estiveram presentes Maria Barroso, esposa de Mário Soares, e Maria José Ritta, mulher de Jorge Sampaio.
O Comendador alentejano juntou-se a um grupo restrito de personalidades que foram condecoradas pela universidade lisboeta nos seus 22 anos de existência. Rui Nabeiro é apenas a quarta personalidade a ser condecorada pela ULHT.
Marcelino dos Santos, histórico líder da Frelimo, Pedro Pires, antigo Presidente da república de Cabo Verde, e Gilberto Gil, músico e antigo ministro da Cultura do Brasil, foram as outras três individualidades distinguidas.
Recorde-se que o empresário de Campo Maior, administrador do Grupo Delta Cafés, já havia sido distinguindo, em 2006, com o doutoramento “Honoris causa” pela Universidade de Évora, tendo como patrono o antigo Presidente da República, Jorge Sampaio.