O cometa C/2023 A-3 , também designado como Cometa do Século, está prestes a atingir o ponto da órbita do planeta em que está mais próximo do Sol e começa já a ser visível da Terra.
Miguel Claro, Astrofotógrafo da Reserva Dark Sky Alqueva, um dos mais reconhecidos fotógrafos na área em todo o mundo, divulgou nas suas redes sociais a oportunidade que teve de fotografar o cometa , na madrugada do passado sábado , sob o crepúsculo náutico.
O Fotógrafo dá conta que a sua objetiva alcançou “uma palete de cores incrível! As nuvens altas estiveram lá o tempo todo, dando-me apenas uma pequena oportunidade de captar o C/2023 A3 Tsuchinshan-Atlas a partir da nossa bela paisagem do DARK SKY Alqueva“, oportunidade essa que não deixou escapar e registou através da imagem que agora divulga.
Sobre o cometa, Miguel Claro explica que “ele basicamente não é perceptível a olho nu e extremamente difícil de fotografar por só se elevar 4° acima do horizonte e termos apenas cerca 20 minutos úteis até ele se misturar no brilho do amanhecer. “
De acordo com o Astrofotógrafo , a partir de dia 1 de Outubro vai deixar de estar visível e só volta depois de passar pelo Sol tornando-se visível a partir de 12 de Outubro ao final da tarde a Oeste e gradualmente aumentará a sua altura podendo ver-se cada vez melhor até por volta de dia 19.”
O Dark Sky Alqueva, é o primeiro destino starlight do Mundo e por isso tem contribuido fortemente para um aumento de turistas no território, especialmente por parte dos apreciadores deste tipo de fenómenos.
Foto: @MiguelClaro