Tal como a Rádio Campanário noticiou este domingo, o Cometa do Século pintou os céus de Portugal Continental.
O cometa C/2023 A3 foi visível a olho nu e a sua passagem é considerada rara, estimando-se que a última vez que o mesmo tenha acontecido , terá sido há mais de 80 mil anos.
O momento foi visto a partir de vários pontos do País, nomeadamente no Alentejo.
Depois de ontem termos divulgado uma imagem do Cometa captada a parte do Castelo de Évora Monte foi esta noite divulgada uma fotografia que permite ver a passagem do Cometa por Alqueva.
A imagem foi captada pela objetiva de Miguel Claro, Astrofotógrafo da Reserva Dark Sky Alqueva, um dos mais reconhecidos fotógrafos na área em todo o mundo.
Numa nota o Astrofotografo destaca “Ontem 13 de Outubro, foi um dia especial para captar o cometa Tsuchinshan-ATLAS enquanto a Terra passava pelo plano orbital do cometa, fazendo com que o cometa produza uma ‘anti-cauda’. É claramente visível o “espigão” frontal que sai da cabeça do cometa. A imagem foi tirada a partir da paisagem encantadora do território Dark Sky® Alqueva, em Portugal. O luar estava a brilhante e ajudou a iluminar muito bem a zona envolvente. Agora o cometa é claramente visível a olho nu.”
Recorde-se que o Dark Sky Alqueva, é o primeiro destino starlight do Mundo e por isso tem contribuído fortemente para um aumento de turistas no território, especialmente por parte dos apreciadores deste tipo de fenómenos.
Foto: @MiguelClaro- Reserva Dark Sky Alqueva