A Comissão Europeia atribuiu um valor de 329,2 Milhões de euros em subvenções para dois projetos de Hidrogénio a desenvolver em Sines.
Os dois projetos, um da Galp e outro da Madoquapower2X, estão entre os sete projetos escolhidos pela Comissão Europeia para a distribuição de um apoio total de 720 milhões de euros, adianta o Expresso.
O projeto a ser desenvolvido pela Galp assegurou um apoio comunitário de 84,2 milhões de euros. Este projeto visa converter o consumo de hidrogénio cinzento na sua refinaria em Sines em hidrogénio verde.
Já o segundo projeto, da Madoquapower2X, designado MP2X, conseguiu o maior apoio deste primeiro leilão promovido pela Comissão Europeia, garantindo mais de 245 milhões de euros.
De acordo com a Comissão Europeia, os sete projetos vencedores irão, no seu conjunto, produzir 1,58 milhões de toneladas de hidrogénio verde ao longo de uma década.
Desta forma, considera a CE, através da sua implementação, será possível evitar cerca de 10 milhões de toneladas de emissões de dióxido de carbono.
Entre estes sete projetos vencedores, estão três projetos a serem desenvolvidos em Espanha, num valor superior a 262 milhões de euros.