A Comissão Europeia criou dois novos instrumentos de gestão dos riscos para reforçar a preparação da União Europeia (UE) para combater as secas e a escassez de água.
Os dois instrumentos são uma base de dados europeia dos impactos das secas e o Atlas Europeu dos Riscos de Seca.
Ambos integram a estratégia para impulsionar as ações europeias no domínio da água e serão incluídos no Observatório Europeu da Seca.
O objetivo é ajudar as autoridades europeias, nacionais e locais a antecipar e a fazer face aos riscos das secas e da escassez de água.
Recorde-se que em Portugal, do Sistema Nacional de Informação de Recursos Hídricos, no último dia do mês de Setembro de 2023 e comparativamente ao último dia do mês anterior verificou-se uma descida no volume armazenado em todas as bacias hidrográficas monitorizadas.
Das 60 albufeiras monitorizadas, 10 apresentam disponibilidades hídricas superiores a 80% do volume total e 19 têm disponibilidades inferiores a 40% do volume total.
Os armazenamentos de Setembro de 2023 por bacia hidrográfica apresentam-se superiores às médias de armazenamento de Setembro (1990/91 a 2021/22), excepto para as bacias do SADO, GUADIANA, MIRA, RIBEIRAS DO ALGARVE e ARADE.
Fonte: ambienteonline