12 C
Vila Viçosa
Sábado, Setembro 28, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Comissão Europeia escolhe o Alentejo para celebrar Dia Europeu das Línguas

Este ano, a Comissão Europeia promove as celebrações do Dia Europeu das Línguas, no dia 26 de setembro, na margem esquerda do Guadiana, em Serpa e Vila Nova de São Bento, numa organização conjunta com os seus parceiros Centro Europe Direct do Baixo Alentejo e Agrupamento de Escolas de Serpa, em colaboração com a Câmara Municipal de Serpa.

Sob o lema «Muitas línguas, uma só Europa», a Feira das Línguas de Serpa apresentará um programa que pretende suscitar a reflexão dos participantes sobre as línguas como veículo de cultura e de relacionamento entre as pessoas, ao serviço da inclusão e da diversidade, num contexto de migrações cada vez mais intensas para o Alentejo, Portugal e Europa, bem como sobre o papel fundamental da União Europeia nesse contexto.

Entre as 8h00 e as 17h30 desta quinta-feira, terão lugar 10 oficinas de línguas, duas oficinas de dança, quatro exposições, stands de promoção da aprendizagem das línguas, performances, o musical «Anne Frank» e a peça de teatro «Piripiri Extra Forte». O programa inclui ainda conversas com as escritoras convidadas Ana Pessoa e Catarina Ferreira, palestras dedicadas à problemática da migração e os valores europeus na promoção de uma Europa inclusiva e diversa culturalmente. Haverá ainda espaço para uma mostra gastronómica, jogos e concursos.

Estas e muitas outras atividades irão animar os mais de 1500 alunos das escolas da região nos seus espaços escolares, no Cineteatro Municipal e na Biblioteca Municipal de Serpa, assim como o público em geral que será convidado a participar nas iniciativas abertas à comunidade.

A cerimónia de abertura decorrerá no Cineteatro Municipal de Serpa e contará com a presença da Representação da Comissão Europeia em Portugal e da vice-presidente da Câmara Municipal de Serpa, Odete Borralho.

O Dia Europeu das Línguas celebra-se a 26 de setembro, tendo sido instituído no Ano Europeu das Línguas de 2001 por iniciativa conjunta do Conselho da Europa e da Comissão Europeia com o objetivo de celebrar o património linguístico e a diversidade cultural do continente europeu.

Populares