O Município de Serpa deu um passo significativo em direção a uma mobilidade mais eficiente e um ordenamento urbano mais harmonioso com a criação da Comissão Municipal de Trânsito do Concelho. A medida foi oficializada através da publicação no Diário da República, onde foram detalhados os objetivos e atribuições deste novo órgão.
A Comissão Municipal de Trânsito do Concelho de Serpa surge como uma resposta proativa aos desafios crescentes de tráfego e mobilidade enfrentados pela cidade. Segundo o comunicado oficial no Diário da República, o seu principal propósito é “contribuir para o bom ordenamento da utilização da via pública, por veículos motorizados ou não, no território municipal e estabelecer regras a observar pelos seus utilizadores, bem como promover a articulação entre as diversas entidades que a constituem”.
Entre as responsabilidades primárias da Comissão, destacam-se a identificação e resolução de problemas relacionados ao trânsito em todo o concelho de Serpa. Através da análise da circulação de veículos e pedestres, a comissão buscará apresentar soluções inovadoras e eficazes para melhorar a fluidez do tráfego e garantir a segurança de todos os utilizadores das vias públicas.
Além disso, a comissão também irá realizar estudos abrangentes sobre potenciais alterações de sentido do trânsito, considerando os padrões de circulação atuais e as demandas futuras. A atribuição de espaços de estacionamento reservados a pessoas com mobilidade condicionada também está entre os principais objetivos da comissão, com o intuito de tornar a cidade mais acessível e inclusiva para todos os cidadãos.