O Alentejo vai receber para o Programa Operacional Regional do Alentejo 1 082 944 371 Euros. Esta verba está inscrita no Acordo de Parceria que foi acordado entre a Comissão Europeia e Portugal, e no qual é definida a estratégia para otimizar a utilização dos Fundos Europeus Estruturais e de Investimento da UE em todo o país, no período de 2014-2020.
O Acordo abrange cinco fundos, o Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), o Fundo Social Europeu (FSE) o Fundo de Coesão, o Fundo Europeu Agrícola de Desenvolvimento Rural (FEADER) e o Fundo Europeu para os Assuntos Marítimos e das Pescas.
Johannes Hahn, o Comissário Europeu responsável pela Política Regional, acompanhado pelo Ministro-adjunto e do Desenvolvimento Regional, Miguel Poiares Maduro, e pelo Presidente da CCDR-A (Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo), António Costa Dieb, elegeu como projeto de referência a unidade hoteleira de cinco estrelas, Torre de Palma Wine Hotel, onde acabou por pernoitar, para ver de perto como alguns dos fundos estruturais estão a ser aplicados pelos investidores portugueses. Esta deslocação a Monforte realizou-se no dia 30 de julho e foi agendada por ocasião da cerimónia da apresentação do Acordo de Parceria entre Portugal e a Comissão Europeia que teve lugar na residência oficial do Primeiro-Ministro, em Lisboa, e na qual esteve presente também o Presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso.
O acordo adotado define a estratégia para otimizar a utilização dos Fundos Europeus Estruturais e de Investimento da UE em todo o país durante o período 2014-2020 e contempla um investimento de 21,46 mil milhões de euros ao abrigo da política de coesão. Portugal recebe, ainda, 4,06 mil milhões de euros destinados ao desenvolvimento rural e 392 milhões de euros para as pescas e o setor marítimo.
A política de coesão vai ser executada através de 12 programas operacionais, 4 temáticos: Competitividade e Internacionalização, Capital Humano, Inclusão Social e Emprego e Desenvolvimento Sustentável e Utilização Eficiente dos Recursos Naturais; 5 regiões continentais: Norte; Centro; Alentejo; Lisboa e Algarve;2 regiões ultraperiféricas: Açores e Madeira e assistência Técnica.
Há três programas de Desenvolvimento Rural – Portugal continental, Açores e Madeira, e um programa nacional para as Pescas e o Mar.
O acordo que define a estratégia para a utilização dos fundos estruturais e de investimento da União Europeia foi apresentado oficialmente em Lisboa pelo ainda presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, conjuntamente com o primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho.
Após a apresentação do acordo o Comissário Europeu Johannes Hann e o ministro-Adjunto e do Desenvolvimento Regional, Miguel Poiares Maduro, conjuntamente com o secretário de Estado do Desenvolvimento Regional, Manuel Castro Almeida e o presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo, António Costa Dieb, visitaram no Alentejo, dois projetos cofinanciados pelo INALENTEJO o Centro de Interpretação da Batalha dos Atoleiros, em Fronteira e o Torre de Palma Wine Hotel em Monforte.
Recorde-se que o Centro de Interpretação da Batalha dos Atoleiros teve como promotor a Câmara Municipal de Fronteira e teve um investimento total de 2.640.430,59 Euros, com uma comparticipação do INALENTEJO de 1.699.492,73 Euros
Já o Torre de Palma Hotel teve como promotor a Torre de Palma, Lda, sendo o investimento total de 2.721.875,00 Euros com uma comparticipação do INALENTEJO de 2.015.984,00 de Euros.