Comissões levam preocupações com pesca lúdica na Costa Vicentina e Sudoeste Alentejano ao governo
As comissões de Pescadores da Costa Portuguesa reuniram recentemente com a Secretária de Estado das pescas, Cláudia Monteiro de Aguiar.
A reunião serviu para serem abordadas as mais significativas preocupações dos Pescadores da Região no que diz respeito á Pesca Lúdica. Em causa está o acesso às áreas interditas à pesca lúdica, o período de defeso da espécie Sargo para o pescador apeado, entre outras questões.
Os Pescadores querem reverter o que foi implementado em 2011, nomeadamente, a área que está interdita aos municípios que integram o Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina- (Sines, Odemira, Aljezur e Vila do Bispo- de uma área de 3 quilómetros por concelho para a atividade lúdica apeada.
Os Pescadores defendem ainda que o período de defeso da espécie Sargo, seja para todas as atividades de pesca, considerando que as limitações existentes são discriminatórias.
Para o final de julho, ficou agendada uma nova reunião. A Secretária de Estado vai agora reunir com o Ministério do Ambiente e Energia para, em conjunto, poder ser delineada uma estratégia e encontradas as devidas soluções.