12.6 C
Vila Viçosa
Sexta-feira, Novembro 22, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Como nenhuma entidade fez nada, um grupo de habitantes uniu-se para tentar ajudar os Bombeiros de Beja

Conforme a Rádio Campanário já noticiou, os Bombeiros Voluntários de Beja encontram-se, desde fevereiro e decorrente de uma avaria, sem a única autoescada que serve treze concelhos do distrito. Depois de se deparar com a situação, a corporação bejense informou diversas entidades, desde a Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP), a Câmara Municipal e a Autoridade Nacional Emergência e Proteção Civil (ANEPC), de que não dispõe dos 60.000 euros para a reparação da viatura.

Como até à data não houve nenhuma solução encontrada por parte das entidades que conhecem a situação, um grupo de habitantes decidiu iniciar um peditório para contrariar esta passividade. A informação é avançada hoje pela CNN Portugal que relata, através da voz de um dos entrevistados, que a sociedade civil está afastada dos bombeiros e que este trabalho de angariação “é árduo e difícil de fazer” pela falta de disponibilidade de voluntários para fazer os contactos, no entanto, afirmam que 90% das pessoas já contactadas já garantiram o apoio para esta causa.

O valor da reparação é avultado e por mais boa vontade que exista, para chegar aos 60.000 mil euros ainda há muito caminho a percorrer, uma vez que das empresas já foi garantido algum apoio, mas por parte da comunidade este grupo ainda só conseguiu amealhar, efetivamente, cerca de 80 euros.

Até que a avaria da autoescada esteja resolvida as corporações do Baixo Alentejo vêm-se obrigadas a socorrer-se da AE dos Bombeiros de Évora, ou de mais longe, de Faro ou Setúbal.

Populares