A criação Ensaio sobre a Cegueira, baseada na obra com o mesmo título de José Saramago, resulta do culminar de um percurso de experimentação coreográfica, desenvolvido pela coreógrafa Nélia Pinheiro, em torno do comportamento humano em situações de crise e violência, conforme nota enviada à nossa redação.
Os conflitos interiores, o medo, o individualismo como forma natural de existir, as questões éticas e morais associadas ao comportamento em sociedade, elencam a natureza comportamental dos intérpretes. Em cena, a natureza humana é apresentada de forma crua, sem emoção.
Com um formato próximo da instalação artística, a criação apresenta uma linguagem experimental, tanto a nível visual, como a nível do posicionamento do corpo na cena.
Os elementos chave obra de José Saramago surgem como indutores da linguagem dramatúrgica e de movimento, que desenvolve uma metáfora acerca do comportamento humano individual e colectivo, um discurso sobre a condição humana.
A interpretação está a cargo de 3 bailarinos que desenvolvem um trabalho expressivo sobre as personagens principais da obra de Saramago. Os figurinos são da autoria de José António Tenente, o desenho de luz estará a cargo de Nuno Meira. O ambiente sonoro resulta de uma criação de Gonçalo Almeida Andrade, desenvolvida no interior da obra pelos intérpretes.