A Comunidade Ucraniana em Évora reuniu-se este domingo, na Praça da República, na defesa da luta pela liberdade, pela Democracia, pelo fim da agressão brutal da Rússia à Nação Ucraniana!
Neste protesto, os Ucranianos concentrados nesta cidade Alentejana lembraram a destruição da Barragem Kakhovka, um crime de guerra, um ‘ecocidio” cujos impactos destruidores irão perdurar por muitos anos em toda aquela região, nos seus campos, nas suas gentes.
A ação enquadrou-se num quadro de ações realizadas um pouco por todo o mundo, e que em Portugal decorreu em Lisboa, Porto, Coimbra, Faro e Évora.
Em Évora, esta foi a terceira ação realizada desde o inicio da ocupação de território Ucraniano, afirmando a solidariedade com os que combatem, com os que faleceram e com as suas familias, e também com os que foram obrigados a sair da Ucrânia.
De Évora, partiu também uma carta dirigida ao Presidente da Assembleia da República Portuguesa, assinada pelos representantes locais, detalhando o que se está a passar na Ucrânia e pedindo mais ajuda.
Foto: Henrique Sim-Sim