A médica Conceição Margalha, antiga presidente da Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo e médica de família na mesma unidade, foi recentemente distinguida com a medalha de serviços distintos do Ministério da Saúde, grau ouro.
A cerimónia de homenagem foi realizada pelo Secretário de Estado da Saúde, Ricardo Mestre, durante a visita ao Hospital de Beja, onde inaugurou o novo equipamento de ressonância magnética.
O Governante, em nome do Ministro da Saúde, enalteceu o contributo de Conceição Margalha no desenvolvimento do SNS no Alentejo, não só no lançamento do processo que levou à aquisição deste equipamento mas todo o impulso dado pela médica na implementação do rastreio do cancro do colo do útero e o seu papel na resposta à covid-19 na região.
Conceição Margalha, licenciada em Medicina, fez toda a carreira em Beja, tendo ingressado no internato geral em 1 de janeiro de 1983 no Hospital José Joaquim Fernandes.
Entrou na Carreira Médica de Clínica Geral em 1 de janeiro de 1986, provida na categoria de Assistente Graduada Sénior da Carreira Médica de Medicina Geral e Familiar desde 29 de Abril de 2002.
Desenvolveu atividade no Centro de Saúde de Beja como médica de família, tendo liderado a ULSBA entre 2017 e 2022. Exerceu também funções como diretora do centro de saúde de Beja, coordenadora da sub-região de saúde do Alentejo e vogal da Administração Regional de Saúde do Alentejo.
Foto: SNS