12.6 C
Vila Viçosa
Sexta-feira, Novembro 22, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Concelho de origem dos incêndios de Portalegre, teve candidatura a fundos para gestão florestal, recusada

No âmbito da Operação “Melhoria da Resiliência e do Valor Ambiental das Florestas”, integrado no Programa de Desenvolvimento Rural (PDR) 2020, que visa medidas de adaptação dos territórios às alterações climáticas e mitigação dos seus efeitos, a região Alentejo surge como a região com mais candidaturas apresentadas.

Dos 604 projetos propostos pela região, foram aprovadas 60, num total de 1423 candidaturas apresentadas à operação, em Portugal Continental, em que apenas 120 foram aprovadas.

A Operação “Melhoria da Resiliência e do Valor Ambiental das Florestas”, do PDR2020, tem uma dotação de 14 849 112 €, que foram atribuídos às cinco regiões de Portugal continental.

Das 1303 candidaturas aprovadas, destacam-se três do Alentejo, um com um investimento de cerca de cinco milhões de euros, na zona Centro, uma candidatura com cerca de dois milhões de investimento, e uma do Algarve com valor de investimento superior a três milhões de euros.

O município de Mação, foi um dos dois concelhos na região do Médio Tejo, a apresentar candidatura, tendo sido ambas recusadas. A candidatura deste concelho para defesa e proteção da floresta, obteve 10 pontos em 20 possíveis.

Os fundos comunitários requeridos pela autarquia ao programa que vigora entre 2015 e 2020, no valor global de cerca de 700 mil euros, destinavam-se à construção e manutenção de faixas de baixa densidade combustível (de 60m e 15m), a sinalética, limpeza de zonas estratégicas, visando conter incêndios em cerca de 600 hectares deste que é um dos territórios com maior risco do país.

No presente ano, os incêndios devastaram cerca de 30 mil hectares de área florestal do concelho de Mação, cerca de 95% da sua área florestal.

O acesso a estes fundos comunitários poderia ter mitigado a devastação causada pelos incêndios, como lamenta a autarquia, à comunicação social.

Populares