O concelho de Reguengos de Monsaraz vai receber duas estruturas residências para idosos, com centro de dia e serviço de apoio domiciliário, representando um investimento de cerca de 1.2 milhões de euros, contando com apoios comunitários.
Os projetos vão ter lugar nas localidades de Perolivas e Outeiro, sendo financiados a 85% pelo FEDER. Os concursos públicos para as duas empreitadas já foram lançados em Diário da República.
A construção de Estrutura Residencial para Idosos, Centro de Dia e Serviço de Apoio Domiciliário de Monsaraz, freguesia onde se localiza a povoação de Outeiro, tem um preço-base de “cerca de 630 mil euros e prazo de execução de 540 dias”, estando a abertura de propostas marcada para dia 18 deste mês.
Quanto à Estrutura Residencial para Idosos, Centro de Dia e Serviço de Apoio Domiciliário em Perolivas, cuja abertura de propostas para a construção está agendada para o mesmo dia, tem como preço-base “cerca de 535 mil euros e 540 dias de prazo de execução”, indicou a autarquia.
Os projetos em ambas as localidades, que podem vir a criar “entre 30 a 40 postos de trabalho” no total, preveem a construção de “edifícios semelhantes, com sete quartos duplos, um quarto triplo e três individuais”, de acordo com o município.
O edifício em Outeiro, precisou, “poderá acolher 30 pessoas”, estando o serviço de apoio domiciliário dimensionado para “tratar as roupas de 21 utentes e confecionar refeições para 73 beneficiários”.
“A estrutura em Perolivas terá capacidade para 32 utentes e o serviço de apoio domiciliário para tratamento de roupas de 13 pessoas e para refeições de 72 beneficiários”, referiu.