O concelho de Vendas Novas, no distrito de Évora, poderá em breve ter no seu território uma central fotovoltaica.
O projeto foi esta sexta-feira colocado em consulta publica pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo e estará disponível até dia 4 de outubro.
O Projeto, da empresa Power&Sol, Energias Renováveis, S.A, consiste na construção de uma central fotovoltaica e respetiva ligação à rede, cuja finalidade é a produção de energia elétrica através da utilização de energia solar, caracterizada como fonte renovável e não poluente. Localizar-se-á a cerca de 4 km de Vendas Novas, na Herdade da Ajuda.
Um projeto que merece o apoio da Câmara Municipal de Vendas Novas, que através de um documento refere que esta central produzirá cerca de 47% do consumo total do concelho de Vendas Novas”.
Esta central terá uma potência instalada de 9.900 kW/kVA, será constituída por 31 932 painéis fotovoltaicos de silício policristalino, com a potência unitária de 310 Wp, ligados a dezoitos inversores com a tensão de saída de 0,315 KV – 5 Hz e com uma potência de 500 kW/KVA, num total de 9000 KVA.