O concelho de Vila Viçosa tem neste momento 79 prédios em ruinas, degradados e devolutos.
A informação foi avançada à Rádio Campanário pelo vice-presidente da Câmara Municipal de Vila Viçosa, Luís Nascimento, durante o programa Boletim Informativo, emitido esta semana.
Segundo o autarca, “foram detetados 35 prédios degradados e 52 devolutos, que têm tendência a degradar-se e a entrar em ruinas”.
No ano de 2014, em igual período e quando contabilizados, existiam 31 prédios degradados, 82 prédios em ruinas e 41 prédios devolutos
Com a identificação dos prédios em ruinas, degradados e devolutos, o Município de Vila Viçosa pretende “alertar os proprietários para que possam ser recuperados o mais rapidamente possível e que não ponha em risco a integridade pública, mas também para que os prédios degradados e devolutos, não acelerem o seu processo de degradação e possam entrar em ruina”.
Ainda segundo Luís Nascimento, “a lei permite que haja majoração para os prédios devolutos de 200% sobre o valor do IMI, enquanto os prédios em ruinas ou degradados têm uma taxa aplicada de 30%”, salientando, “o objetivo é que se proceda à sua recuperação”.