A igreja de S. Francisco com o apoio da Direcção Regional de Cultura do Alentejo apresenta, no dia 1 de agosto às 18h00, um concerto de órgão e oboé barroco interpretado por Alice Rocha, Erika Maschke e Rafael Reis.
O concerto do próximo dia 1 de agosto surge da importância do património de órgãos da igreja de S. Francisco associado à mais nova organista de Évora Alice Rocha, recentemente admitida como aluna do Conservatório Superior de Música de Dança de Paris, a qual honra e dignifica a cidade de Évora e Portugal.
O concerto junta também o seu professor, o organista Rafael Reis, e a oboísta barroca Erika Maschke, com quem tem trabalhado ao longo dos últimos 3 anos. A temática do concerto relaciona-se com a evolução do repertório de órgão desde o século XVI até à modernidade. Alice Rocha tocará peças de órgão a solo de autores portugueses tais como Pedro de Araújo e Marcos Portugal.
Rafael Reis e Alice Rocha tocarão peças em diálogo de órgãos de autores italianos do século XVI e XVIII e uma sonata de Mozart. Com oboé e órgãos será tocada uma sonata de Carl Philipp Emanuel Bach e uma sonata de Franz Schubert no que de melhor existe na Alemanha do século XVIII e XIX. A terminar o concerto uma obra para dois órgãos e oboé “Glosas sobre o Salve Regina” de Eurico Carrapatoso que representará a atualidade.
Programa:
Batalha do 6º tom – Pedro de Araujo La Atalanta – Guiseppe Bonelli (2 órgãos)
Sonata em Sol menor – Carl Philipp Emanuel Bach ( órgão e oboé)
Pastorale – Enrico Bonazzi ( 2 órgãos) Sonata – Marcos Portugal
Sonata – Wolfgang Amadeus Mozart ( 2 órgãos)
Sonata – Franz Schubert (oboé e 2 órgãos em alternância)
Glosas Sobre o Salve Regina – Eurico Carrapatoso ( oboé e 2 órgãos)