O 20.º aniversário da geminação entre Évora e Chartres (França) foi assinalado este domingo, no Teatro Garcia de Resende, com um concerto comemorativo promovido pela autarquia eborense. O espetáculo juntou dezenas de jovens músicos do Conservatório Regional de Évora – Eborae Mvsica, do Conservatório de Música de Chartres e, finalmente, da Orquestra Juvenil de Sopros de Évora.
Assistiram ao concerto autarcas das duas cidades geminadas que aproveitaram o início do espetáculo para saudarem os 20 anos de parceria entre as duas urbes. Visivelmente emocionado, José Rolo, vereador da Câmara de Chartres nascido em Portugal, congratulou-se com o trabalho desenvolvido em conjunto nas últimas duas
décadas.
Carlos Pinto de Sá, Presidente do Município de Évora, sublinhou a relevância deste tipo de geminações entre cidades de diferentes países, numa altura em que a guerra domina os nossos dias. O autarca manifestou o desejo de que Chartres possa ter uma participação ativa na Capital Europeia da Cultura em 2027.
Ainda hoje, quinta-feira, pelas 18h00, é inaugurada a exposição fotográfica “Chartres a Cores” na Igreja de São
Vicente.
A mostra, composta por 22 fotografias cedidas pelo Município de Chartres, visa divulgar o património e a cultura da cidade francesa geminada com Évora desde 2003. A exposição pode ser visitada até ao próximo dia 02 de dezembro, de segunda a sábado, entre as 09h e as 13h00 e a 14h00 e as 17h00.