23.2 C
Vila Viçosa
Quinta-feira, Setembro 19, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Concluído plano escolar de 3,5 Milhões no Alandroal com a inauguração do Gimnodesportivo.

Hoje, 14 de setembro, foi inaugurado o Pavilhão Gimnodesportivo de Alandroal, num evento presidido por António Ceia da Silva, presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Alentejo. A cerimónia, que contou com a presença de várias entidades, marcou um importante investimento na área da educação e infraestruturas desportivas no concelho.

Presidente da Câmara de Alandroal, João Grilo, realça o compromisso com a comunidade.

Na sua intervenção, o presidente da Câmara Municipal de Alandroal, João Grilo, destacou a importância da obra, que encerra um ciclo de renovação na educação , após um investimento de cerca de 3,5 milhões de euros.

“Entregamos hoje à comunidade escolar o pavilhão gimnodesportivo que era esperado há 14, 15 anos. Cumprimos um dos compromissos mais marcantes assumidos com a população em 2009 e reforçado em 2017,” afirmou o presidente. O autarca sublinhou que a obra foi realizada apesar das dificuldades financeiras que o município enfrentava desde 2016.

O Edil lembrou que, graças às candidaturas bem-sucedidas a fundos nacionais e europeus, foi possível mobilizar mais de 15 milhões de euros em financiamento, permitindo realizar diversos projetos estruturantes. “Conseguimos investir cerca de 20 milhões de euros, cinco vezes mais do que era suposto,” acrescentou, mencionando outros projetos, como a recuperação do Santuário de Nossa Senhora da Boa Nova e a construção de áreas de serviço para autocaravanas.

Ceia da Silva destacou a importância dos Fundos Comunitários na Educação.

António Ceia da Silva, presidente da CCDR do Alentejo, sublinhou o valor do investimento em educação, referindo-se ao pavilhão como um exemplo do bom uso dos fundos comunitários.

“Quando investimos na educação, estamos a investir no futuro. Queremos que os alunos do Alandroal tenham as mesmas oportunidades que os alunos das melhores escolas privadas de Lisboa,” afirmou Ceia da Silva, salientando a importância de proporcionar condições para que os jovens possam competir em igualdade de circunstâncias a nível nacional.

O presidente da CCDR também enalteceu o papel de João Grilo como autarca dinâmico, destacando o seu planeamento a médio e longo prazo para continuar a desenvolver o concelho.

Delegada Regional da Educação do Alentejo realçou o papel dos pais na educação.

A Delegada Regional da Educação do Alentejo, Maria João Charrua ongratulou a autarquia e a escola pela conclusão da obra. “Esta obra dignifica a escola pública e traz melhores condições para os alunos e profissionais de educação,” afirmou, apelando à colaboração dos pais no processo educativo dos filhos.

Tomé Laranjinho, diretor do Agrupamento de Escolas de Alandroal, frisou o impacto positivo do novo pavilhão na formação dos alunos. “Este é o momento em que se cumpre o sonho de termos uma escola completa, que proporciona aos alunos o desenvolvimento físico e cognitivo em igualdade com as restantes escolas do país,” disse.

Conclusão de um ciclo e planos futuros.

Com a inauguração do pavilhão, o município de Alandroal encerra um ciclo de renovação das infraestruturas escolares. João Grilo reforçou a necessidade de continuar a investir no futuro, com novos projetos que incluem o Centro Histórico de Terena e a conclusão da rede de saneamento do concelho.

“Temos os olhos postos nas obras futuras. Já assegurámos 3,4 milhões de euros do Programa Regional Alentejo 2030, mas precisamos de continuar a trabalhar para recuperar o atraso de décadas,” concluiu o presidente da câmara.

A cerimónia encerrou com o compromisso das entidades envolvidas de continuar a melhorar as condições de vida no concelho e proporcionar melhores oportunidades para a comunidade.

Populares