A Câmara de Montemor-o-Novo (Évora) lançou um concurso literário de conto infantil, com inscrições abertas até 08 de março, para homenagear São João de Deus, patrono dos hospitais, dos doentes e daqueles que lhes prestam assistência.
Segundo o município alentejano, esta iniciativa pretende dar a conhecer ou a recordar “a extraordinária vida de João Cidade (1495-1550)”, natural de Montemor-o-Novo, que foi canonizado em 1690 e ficou conhecido como São João de Deus.
Os interessados em participar têm de “escrever um conto infantil sobre São João de Deus”, indicou a câmara, explicando que os trabalhos devem ser inéditos.
O concurso literário Conto Infantil sobre S. João de Deus contempla um prémio de 1.500 euros para o conto vencedor, que será depois publicado em livro, “com o objetivo de valorizar e promover do património cultural do concelho”, disse a autarquia, em comunicado.
O júri – ainda sem nomes divulgados – vai ser constituído por três elementos, um dos quais em representação da Câmara de Montemor-o-Novo, outro em representação da Ordem Hospitaleira de São João de Deus e um profissional da área da educação e/ou criação literária.
Apesar de nascido em Montemor-o-Novo, São João de Deus partiu para Espanha aos oito anos e foi nesse país que viveu até à sua morte, em Granada.
“João Cidade foi soldado e vendedor ambulante, até que um dia ‘saiu fora de si’ e transformou o seu caminho. Para muitos perdeu o juízo, mas cedo se percebeu que apenas queria ajudar os pobres e os doentes”, disse a autarquia, no comunicado.
São João de Deus é patrono dos hospitais, dos doentes e de todos os que prestam assistência aos doentes, sendo igualmente patrono de Montemor-o-Novo e ‘copatrono’ da cidade espanhola de Granada.
O dia do seu nascimento, a 08 de março, é feriado municipal em Montemor-o-Novo.