“Tem uma ideia na cabeça com pés para andar?” …. Foi com este mote em jeito de desafio que a Universidade de Évora promoveu a participação no StartUp PhD, o Concurso de Ideias de Negócio lançado durante o ano passado pela instituição académica e que chega agora ao fim com a apresentação dos projetos finalistas. O evento final do Concurso de Ideias StartUp PhD realiza-se no próximo dia 24 de fevereiro, a partir das 14h, no Auditório do Colégio do Espírito Santo-Universidade de Évora, com entrada livre.
Recorde-se que o concurso, aberto a toda a comunidade académica, selecionou numa fase inicial nove ideias com elevado potencial para se transformarem numa startup de sucesso, ideias essas que receberam, nos últimos meses, o apoio de especialistas no desenvolvimento dos próprios planos de negócio e da melhor estratégia para passar da ideia à prática.
Para Soumodip Sarkar, Professor Catedrático do Departamento de Gestão da Universidade de Évora e responsável pela iniciativa, “esta fase final do StartUp PhD é o corolário de um projeto entusiasmante que, a par de promover a cultura empreendedora junto da comunidade académica, diferencia-se por apoiar a transformação de ideias de elevado potencial em casos práticos, com a criação de start ups de forte conteúdo inovador e comercialmente viáveis”.
“De facto, o empreendedorismo e inovação dentro da Universidade de Évora caracterizam-se por ter uma importantíssima componente prática e de estreita ligação com o ecossistema empresarial regional, por isso ambicionamos que estas sejam as primeiras de muitas ideias com potencial que vamos ajudar a ‘sair do papel’ e a transformar em startups de sucesso e com impacto na região”, sublinha Soumodip Sarkar.