Já são conhecidos os grandes vencedores do Concurso “Os Melhores Vinhos do Alentejo”, promovido pela Confraria dos Enófilos do Alentejo. Esta é já a vigésima primeira edição do certame que pretende distinguir as melhores colheitas de 2011 na produção.
Na cerimónia foram premiados os produtores da Fundação Eugénio de Almeida (tinto), da Adega Mayor (branco) e da Ervideira, Soc. Agrícola Ldª. (rosado) com a Talha de Ouro, a mais alta distinção atribuída por este concurso de vinhos na produção. A cerimónia de entrega de prémios contou com a presença de produtores, jornalistas e personalidades diversas ligadas ao sector.
Através de uma prova cega, o júri de pré-selecção escolheu as 10 melhores amostras de cada categoria, que foram posteriormente submetidas à apreciação de um júri de selecção final, constituído por representantes de diferentes associações do sector, especialistas e jornalistas. Esta particularidade de selecção final das melhores amostras permite, não só elevar o nível qualitativo, como também minimizar o carácter subjectivo da prova ao alargar o painel de apreciação organoléptica.
A realização desta vigésima primeira edição representa um importante testemunho do contributo para a valorização, prestígio e divulgação dos Vinhos do Alentejo e é fruto de uma sinergia de esforços que caracteriza a Organização Institucional do sector vitivinícola do Alentejo. Em 2012, a Confraria dos Enófilos do Alentejo reitera a atitude activa em prol dos vinhos da região que desde o início da sua constituição definiu como objectivo.
O Concurso de vinhos “Os Melhores Vinhos Do Alentejo” realiza-se na Primavera de cada ano, ao qual podem concorrer todos os produtores da região, em determinadas condições e com vinhos da colheita imediatamente anterior, desde que ainda não engarrafados.
VINHOS TINTOS
1.º PRÉMIO – TALHA DE OURO: Fundação Eugénio de Almeida
2.º PRÉMIO – TALHA DE PRATA: Adega Cooperativa de Borba, CRL
3.º PRÉMIO – TALHA DE BRONZE: Herdade da Malhadinha Nova
MENÇÕES HONROSAS
Bombeira do Guadiana, S.A.
Coop. Agrícola de Reguengos de Monsaraz
Ervideira, Soc. Agrícola Ldª.
Granacer
Logowines, Ldª.
Silveira & Outro, Ldª.
Tiago Mateus Cabaço e Cabaço
VINHOS BRANCOS
1.º PRÉMIO – TALHA DE OURO: Adega Mayor
2.º PRÉMIO – TALHA DE PRATA: Serrano Mira, S.A.
3.º PRÉMIO – TALHA DE BRONZE: Ervideira, Soc. Agrícola Ldª.
MENÇÕES HONROSAS
António Manuel Baião Lança
Coop. Agrícola de Reguengos de Monsaraz
Granacer
Herdade do Outeiro Diniz e Santiago, S.A.
Herdade Monte da Cal
Roquevale, S.A..
Tapada do Chaves, S.A.
VINHOS ROSADOS
1.º PRÉMIO – TALHA DE OURO: Ervideira, Soc. Agrícola Ldª.
2.º PRÉMIO – TALHA DE PRATA: Fundação Eugénio de Almeida
3.º PRÉMIO – TALHA DE BRONZE: Coop. Agrícola de Reguengos de Monsaraz
MENÇÕES HONROSAS
Adega Cooperativa de Borba, CRL
Adega Mayor
Granacer
Herdade da Ajuda Nova
João Gonçalves Gomes
Roquevale, SA
Tiago Mateus Cabaço e Cabaço